(85) 3279.2188 / (85) 3279.5776

Redenit-CE e Inventta realizam treinamento

Na última quinta-feira, 23, a Redenit CE, da qual o ITIC faz parte, em parceria com a Inventta – Inteligência em Inovação –, realizou treinamento de transferência e comercialização de tecnologias para pesquisadores e professores das instituições parceiras da rede, encerrando a semana de palestras sobre o tema, realizadas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE).

Ana Carolina Calçado, coordenadora de projetos da Inventta, iniciou o treinamento indagando a platéia sobre 'por que transferir tecnologia' e seguiu descrevendo as etapas do projeto "Avaliação e transferência de tecnologias no âmbito da Redenit CE", evidenciando a importância de cada uma para o sucesso do processo.

A coordenadora ressaltou que para toda e qualquer transferência de tecnologia é indispensável que haja sensibilização e capacitação das instituições para a inovação, mapeamento, seleção e qualificação das tecnologias e, por último, a sua comercialização, "fundamental para que o que está sendo pesquisado e criado chegue ao mercado".

Na etapa de comercialização ainda há a fase de interlocução (momento dos primeiros contatos, esclarecimentos e verificação se a empresa está preparada para receber a inovação), a fase de discussão (para detalhamento técnico e formalização do processo) e a de negociação (para testes e elaboração dos planos de ação).

Segundo Ana Carolina, é nessa última etapa que ocorre o feedback ao pesquisador: "é importante que um retorno seja dado ao pesquisador para que ele possa ajustar algo que precise melhorar ou para que possa transferir a tecnologia para outra empresa. Não podemos frustrá-lo no meio do processo", alertou.

A programação também contou com a participação via vídeo-conferência de Leonardo Garnica, gestor de inovação da Natura, que apresentou o programa Natura Campus, e de Ana Lopes, que discorreu sobre sua experiência no Massachusetts Institute of Technology (M.I.T), nas atividades desenvolvidas junto ao TLO – Technology License Office, laboratório do instituto responsável pelo setor de comercialização, transferência e licenciamento de tecnologias.

Ivana Moreira

Artigos relacionados

Parceria Unifor e ITIC

Tornaram-se parceiros o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação - ITIC e a Unifor para a realização, neste mês, d...

ITIC realiza pesquisa para caracterização do setor de TI do Ceará...

A Câmara Setorial de Tecnologia da Informação - CSTIC propôs uma pesquisa para caracterizar o setor de tecnologia da informaç...

Lançado no Ceará Prêmio FINEP de inovação 2013

Na ultima sexta-feira, (10/05) aconteceu o lançamento do Prêmio no Estado do Ceará. O Evento foi realizado no auditório da Se...

ITIC

Somos uma instituição orientada a projetos com a responsabilidade de fomentar o setor de TIC.

Av. Oliveira Paiva, 941-A| Cidades dos Funcionários Fortaleza|CE - CEP 60.822-130 - Ver Mapa

Fone/Fax: (85) 3279.2188 / (85) 3279.5776

Email: itic@itic.org.br