(85) 3279.2188 / (85) 3279.5776

Pesquisa e desenvolvimento para capacitação de pessoas com deficiência por meio da educação à distância adaptada através de múltiplas tecnologias assistivas.

Situação: Em desenvolvimento

Duração: 14 meses

Financiamento: ThinktechIndústria e Comércio de Informática S/A

Valor: R$ 1.073.000,00

Objetivos:

Implantar laboratórios de desenvolvimento user interface da plataforma de Ensino à Distância (EAD), com tecnologias assistivas voltadas para pessoas com deficiência físicas conforme descritas no presente plano de trabalho. Ainda no primeiro momento será testado e validado a user interfaceda plataforma de EAD aplicada para PCDs. Além do segundo laboratório para Desenvolvimento de Conteúdo Didático Digital (CDD), adaptado à ferramenta de EAD e aos portadores de deficiências físicas motoras específicas dos tipos: paraplegias, paraparesias, monoplegias, monoparesias, hemiplegia e /ou amputações.

Descrição do projeto:

Este projeto está desenvolvendo uma plataforma específica para ensino a distância com base nos novos conceitos de tecnologia assistivas, e ainda, a criação, adaptação e treinamento através de conteúdos didáticos digitais como meio para promover a capacitação de pessoas com deficiência visual que vão de baixa visão moderada até 20/200 de acuidade visual da escala optimétrica de Snellen (diagrama utilizado para avaliar a acuidade visual de uma pessoa).

Resultados esperados:

Uma plataforma de ensino EAD, baseada em tecnologias assistivas, para formação de pessoas com deficiência visual, além de um laboratório de desenvolvimento de conteúdo didático digital.