(85) 3279.2188 / (85) 3279.5776

Melhoria de processos de software nas empresas MPS.BR

Período de execução: Contínuo

Situação: Em andamento

Financiamento: Associação para Promoção da excelência do Software Brasileiro – SOFTEX.

Parceiros: Universidade de Fortaleza (implementadora), PROMOVE e COPPE/UFRJ
(avaliadoras).

Objetivos:

Implementar e avaliar o Modelo de Referência para Melhoria do Processo de Software Brasileiro (MPS.BR), nas empresas de TIC cearenses de maneira que permita o desenvolvimento e a melhoria dos seus processos.

Descrição do Projeto:

O ITIC e a SOFTEX promoveram uma parceria para apoiar as empresas cearenses na implementação e avaliação do MPS.BR.

O Modelo de Referência para Melhoria do Processo de Software Brasileiro (MPS.BR) é uma iniciativa que visa à melhoria da capacidade de desenvolvimento de software nas empresas brasileiras,levando em consideração normas e modelosinternacionalmente reconhecidos, assim como, as boas práticasda engenharia de software e as necessidadesde negócio da indústria de software brasileira. Omodelo é utilizado tanto por pequenas e médiasempresas quanto pelas de grande porte.

Alguns resultados:

Através do projeto, o Modelo de Referência para Melhoria do Processo de Softwarese dissemina entre o grupo de empresas participantes, um caminho economicamenteviável para essas empresas alcançarem uma certificação, a fim de que se tornem maiscompetitivas no mercado.

Deste modo, já foram beneficiadas com o programa: DOMÍNIO informática, consultoria e desenvolvimento de sistemas e a RCN Consultoria e Sistemas, que saíram do nível «F»- e alcançaram o nível C, a empresa UNUM (antiga INTEQ) e a E-NOVAR ,que partiram do nível «G» para o «E».

Com a certificação as empresas tiveram os seguintes benefícios: melhoria de processos e da utilização de boas práticas da engenharia de software em um intervalo de tempo razoável e desenvolvimento, capacitação dos colaboradores envolvidos no projeto.