(85) 3279.2188 / (85) 3279.5776

Estruturação e Operação de Núcleos de Apoio à Gestão da Inovação para as empresas do setor de TIC de Fortaleza.

Período de execução: 2012 a 2014

Situação: Em desenvolvimento

Financiamento: Financiadora de Estudos e Pesquisa - FINEP

Valor: R$ 1.308.614,95

Parceiros: Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI).

Objetivos:

Constituir um núcleo de apoio à gestão da inovação com finalidade de realizar capacitação, diagnóstico e planejamento de inovação para empresas pertencentes ao setor de Tecnologia da Informação do Estado do Ceará.

Descrição do Projeto:

Através desse projeto pretende-se construir uma metodologia voltada para capacitação, diagnóstico e planejamento visando à inovação das empresas de TIC do Ceará.

Durante o projeto importantes sinergias serão desenvolvidas, tais como a utilização das competências disponíveis do SOFTEX e da utilização das competências do CTI para desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços usufruindo de competências em tecnologias de ponta para o setor.

Outra dimensãoimportante é sua interação com as principais entidades associativas do setor de TIC do Ceará, como o Instituto TITAN e o Sistema ASSESPRO/SEITAC.

O projeto será dividido em duas etapas, sendo a primeira destinada à capacitação, com a realização de cursos de curta duração, que irão abranger os temas: planejamento estratégico de inovação, organização para inovação, metodologias para desenvolvimento de novos produtos e negócios, inteligência competitiva, processos de aprendizagem, estruturação de ambientes inovadores, sistemas de informação para inovação, sistemas inovadores em marketing, prospecção tecnológica, propriedade intelectual e sistemas de monitoramento e avaliação.

A segunda etapa consistirá na realização de diagnósticos das empresas a respeito da sua capacidade de inovação. Essa etapa será fundamental para o desenvolvimento de planos inovadores para empresas participantes do projeto. Para tanto, o NAGI-CE contará com um Observatório de Inovação, dispositivo de apoio que fará monitoramento de mercado.

Resultados esperados:

Almeja-se que o projeto gere um grande impacto nas empresas de TIC do Ceará, que desenvolverão suas capacidades de gestão da inovação e, consequentemente, seus produtos e serviços terão maior valor agregado. Além disso, haverá um forte alinhamento entre as demandas de mercado com a produção científica da região, estimulando a parceria entre as empresas e a universidade.

No âmbito econômico, haverá significativo aumento da competitividade das empresas, além de desenvolvimento local, geração de empregos e capacitação de recursos humanos.

A equipe do NAGI CE foi estruturada e conta com profissionais de economia, administração, gestão financeira, direito, comunicação e TI.