(85) 3279.2188 / (85) 3279.5776

Sistema de Registro Automático de Local de Pesca de Lagosta - E-manzuá– FASEI

Período de execução: 2010 a 2012

Situação: O projeto foi concluído, mas no ano de 2013 prosseguiu com a atividade de redação de patente, com objetivo de que em 2014 ocorra o processo de proteção da tecnologia.

Financiamento: BNB - Banco do nordeste do Brasil.

Valor: R$ 94.740,00

Parceiros: Centro de Tecnologia Renato Archer, campus nordeste (CTI-NE).

Objetivos:

Desenvolvimento do dispositivo que possa monitorar a utilização de manzuás e fazer a transição automática dessa informação via frequência Radio-FrequencyIdentification (RFID), além de registrar o horário e a posição em coordenadas geográficas dos manzuás através do dispositivo portátil de leitura e armazenamento dedados.

Descrição do Projeto:

O projeto e-manzuá almeja criar uma alternativa de fiscalização, de baixo custo, do local de pescada da lagosta. A alternativa dispensa o uso de embarcações e garante a monitoração da pesca 24 horas por dia, sem alterar a rotina de uma embarcação pesqueira.

A metodologia também permite identificar quantos manzuás são enviadas em cada embarcação,o tempo em que ficam na água, a durabilidade de cada armadilha e outros dados que são úteis para o planejamento de manejo da pesca.

Além de diminuir o custo da fiscalização, que continua necessária, porém agora focalizada no ponto de chegada dos barcos lagosteiros, este projeto fornece informações mais precisas, de maior qualidade e conteúdo para obter uma fiscalização efetiva.

Os dados recolhidos ao longo do tempo podem também criar métodosde controle mais eficientes para os pescadores,indicando a área de pesca, quanto foi pescadoe em que época, contribuindo para um melhorconhecimento da dinâmica da pesca e na elaboraçãode procedimentos de pesca autorizadosde forma embasada cientificamente.

Resultados obtidos:

Redução da pesca predatória da lagostaatravés da identificação dos locais de pesca;diminuição da pesca em áreas proibidas; mapeamentoda atividade pesqueira, proporcionandoa adoção de novas estratégias; registrodas armadilhas, permitindo maior controle sobreo esforço da pesca e aplicação do sistemapara outras modalidades de pesca que utilizem armadilhas.