(85) 3279.2188 / (85) 3279.5776

Desenvolvimento de solução para conversão óptica/elétrica e estudo de sua integração com circuitos integrados fotônicos.

Período de execução: 2013 a 2014

Situação: Em desenvolvimento

Financiamento: ASG

Parceiros: Centro de Tecnologia da informação Renato Archer - CTI-NE.

Objetivos:

O projeto AsGa-ITIC, com apoio do CTI, objetiva desenvolver solução integrada para conversão óptica/elétrica considerando a convergência tecnológica da microeletrônica e fotônica na tecnologia CMOS. Os componentes chave nesta conversão são os amplificadores de microondas de baixo ruído e ultra banda larga (dezenas de GHz).

Relevância do Projeto:

A tecnologia da informação atingiu seu estado atual através da combinação de alta capacidade, redes de comunicação de alta velocidade para transmissão de informações e circuitos eletrônicos para processamento desta informação rapidamente. Este cenário é suportado fundamentalmente pela tecnologia de comunicações ópticas, que proporciona comunicação de grande capacidade e de alta velocidade, e pela tecnologia de circuitos integrados eletrônicos em silício, que oferece compactação (LSi), alta velocidade e grande capacidade de processamento.

O silício vem demonstrando ser a plataforma tecnológica compatível com esta evolução, permitindo atender transferência de dados com demandas cada vez maiores em velocidade e largura de banda, empregando a convencional e madura fabricação de circuitos integrados de silício CMOS (VLSI), atinge-se a convergência e integração monolítica da óptica com a eletrônica, com soluções de baixo custo e de fácil produção em volume.

Diante dessa realidade, a aplicação de tecnologias para capacitação e aperfeiçoamento de recursos humanos é cada vez mais presente nas organizações contemporâneas, com o objetivo de se manterem competitivas.

Resultados que já foram alcançados:

No decorrer do projeto foram projetados diversos "designs" de amplificadores para atender requisitos em sistemas de recepção de 10 GB/s até 40 GB/s, empregando-se tecnologias em silício. Os CIssão fabricados através do Consórcio Europractice, nas foundries da IHP na Alemanha na tecnologia SiGe 0.13 um. Foram realizadas também atividades de apoio à metodologia e preparação de ambiente de caracterização em frequência dos CIs.