(85) 3279.2188 / (85) 3279.5776

Iracema

Período de execução: 2010 a maio de 2014.

Situação: Em desenvolvimento

Financiamento: Financiadora de Estudos e Projetos - FINEP

Valor: R$ 1.466.582,59

Cofinanciamento: ARMTEC Tecnologia em Robótica

Parceiros: Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer – Campus Nordeste,Universidade de Fortaleza (UNIFOR),Universidade Federal do Ceará (UFC), Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (IMPA) e Universidade Federal do Pará (UFPA).

Objetivos:

Desenvolvimento de sistemas autônomos integrados a rede de sensores para o monitoramento e coleta de dados ambientais em zonas costeiras, fluviais e lacustres. Tendo como objetivo desenvolver dois barcos robóticos de operação autônoma, com capacidade para execução de sensoriamento científico, coleta de amostras e monitoramento de reservas ambientais, sendo o primeiro barco destinado à operação em regiões costeiras e o segundo à operação em rios e lagos.

Outro objetivo do projeto é o desenvolvimento de uma arquitetura integrada de software, para coordenação e controle autônomo de barco robótico e projeto de construção de protótipos.

Descrição do Projeto:

O projeto Iracema trata da formação de uma rede cooperativa de pesquisa e desenvolvimento em robótica aquática, que contribuirá para o aprimoramento de tecnologia inovadora em robôs autônomos multiusuários. O projeto abrange um escopo que engloba grupos em pesquisa básica na área ambiental, desenvolvedores de tecnologia robótica e instrumentalização dos utilizadores de tecnologia para estudos ambientais, permitindo de forma sustentável a redução de risco inerente ao desenvolvimento de uma tecnologia inovadora, por possuir pesquisadores de alto nível.

Dentre os diferenciais e benefícios desse projeto destacam-se o aumento da demanda de profissionais de maior capacidade tecnológica, captação e formação de novos profissionais na área de robótica aquática, estímulo à qualificação regional para prestação de serviços tecnológicos.

O projeto também fomenta a competência industrial em robótica e subaquática e o uso de ferramentas avançadas para estudos ambientais, dentre eles, por exemplo, o ciclo de vida da lagosta.

Resultados esperados:

Ao final do projeto, dois barcos robóticos aquáticos serão construídos para monitoração ambiental em regiões costeiras, fluviais e lacustres, baseados em plataforma catamaran. Os resultados serão protegidos por meio de instrumentos da Propriedade intelectual (PI) como patentes, desenhos industriais, modelos de utilidade e registro de software.

Espera-se também gerar uma vasta produção científica através de artigos científicos, publicações, apresentações em congressos e demais eventos da área de ciência e tecnologia, principalmente do segmento de robótica aquática.

O potencial dos produtos gerados pelo projeto será aplicado em ações cooperativas com a África e América Latina e as capacidades técnicas adquiridas ao longo do projeto permitirão sobremaneira sua aplicação em outros projetos inovadores como esse.

Durante o ano de 2012, o protótipo do barco IRACEMA I (para monitoramento ambiental em regiões costeiras), foi desenvolvido e a sua previsão de teste é início de 2013.

Em 2013, houve a aquisição e integração dos sensores, o desenvolvimento do sistema de controle, dentre outras atividades. Os testes de funcionalidade serão realizados em 2014.