(85) 3279.2188 / (85) 3279.5776

Dragão do Mar

Período de execução: 2010 a 2014

Situação: Em desenvolvimento

Financiamento: FINEP - Financiadora de Estudos de Projetos

Valor: R$ 7.005.997,20

Cofinanciamento: ARMTEC Tecnologia em Robótica e BWV- Consultoria de Informações Empresariais.

Parceiros: CTI Renato Archer – Campus Nordeste, Universidade Federal do Ceará(UFC), Instituto Atlântico, Universidade de Fortaleza(UNIFOR) e Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Objetivos:

Desenvolvimento de robô submarino tipo ROV light workclass, com subsistemas e componentes críticos, promovendo capacitação laboratorial no Nordeste para desenvolvimento de tecnologia submarina para lâminas d'água de 3.000 metros de profundidade.

Descrição do Projeto:

O projeto que será feito em cooperação, é fruto da parceria entre instituições de altíssimo nível tecnológico e permitirá o intercâmbio real na geração de tecnologias de ponta em robótica submarina. As competências reunidas por essa forte rede de cooperação serão capazes de desenvolver um robô nacional, minimizando assim, a dependência do país por tecnologias estrangeiras.

Esse tipo de robô é empregado em diversos tipos de operações para instalação, acompanhamento, manutenção e recuperação de peças, componentes ou ferramentas que caíram no fundo do mar. Essas atividades são intrínsecas para as operações off-shore de exploração de petróleo da camada pré-sal.

Com a aprovação de projetos como este, o país fortalece a base industrial nacional de alta tecnologia, assim como também a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias capazes de explorar racionalmente as riquezas brasileiras, principalmente o pré-sal. A consequência é o desenvolvimento econômico e social do país, visando expandir também a capacidade profissional no ramo de tecnologia em nosso Estado.

Resultados esperados:

O projeto terá como resultado o desenvolvimento de uma plataforma robótica autônoma utilizada especificamente na pesquisa do ciclo de vida das lagostas e no controle de áreas especialmente protegidas do litoral do nordeste.

Além disso, trará benefícios como o adensamento tecnológico no norte e nordeste do país em tecnologia robótica, aumento dos profissionais com maior capacidade tecnológica, captação e formação de novos profissionais na área de robótica aquática. Na fase atual estão sendo projetados todos os subsistemas do projeto.