(85) 3279.2188 / (85) 3279.5776

Residência em Desenvolvimento de Softwares Inovadores

Período de execução: 2011 a 2014

Situação: em desenvolvimento

Financiamento: Bolsas concedidas pelo Conselho nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Valor: R$ 18.000,00

Objetivos:

Implementar um programa de residência em desenvolvimento de software,que potencialize a criação de mão de obra especializada para atender às empresas de tecnologia da informação e comunicação(TIC) do APL da Região Metropolitana de Fortaleza.

Descrição do Projeto:

Este projeto visa desenvolver o arranjo produtivo local da Região Metropolitana de Fortaleza através da maior capacitação dos profissionais atuantes da região, principalmente no que se refere aos estudantes em período final da graduação ou recém-ingressos. Assim, será possível tornar mais efetiva a participação destes nas empresas, além de proporcionar uma mão de obra apta a desenvolver softwares inovadores.

Resultados esperados:

Capacitação de estudantes recém-ingressos de cursos de graduação e demais interessados por uma maior qualificação; redução do impacto da transição após a saída do estudante da universidade e entrada na empresa; aumento da qualificação dos empregados de TIC do APL, e consequentemente, crescimento da competitividade das empresas do APL; crescimento do ritmo de inovação nas empresas através da mão de obra qualificada.

O projeto encontra-se em fase de prospecção de empresas participantes, que possam disponibilizar seus colaboradores para capacitação já descrita.