(85) 3279.2188 / (85) 3279.5776

Gestão de Inovação

A Gestão da Inovação é uma nova forma de gerir o negócio fazendo diferente e agregando mais valor para empresa. Diferenciar a empresa da concorrência; ampliar a possibilidade de permanência da empresa no mercado, por meio de inovação e barreiras à entrada; conhecer o que é inovação e saber como aplicar na empresa e Implementar a cultura da inovação, são algumas das ferramentas ao alcance dos empresários que fazem parte de Núcleo de Gestão da Inovação – NAGI CE.

O programa NAGI é uma iniciativa pública federal, concebida por meio do Programa Nacional de Sensibilização e Mobilização para Inovação (PRÓ-INOVA) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), coordenado no Ceará pelo ITIC e pelo CTI-NE.

Objetivo

Auxiliar as empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do estado do Ceará a se tornarem competitivas por meio da gestão da inovação, de acordo com a realidade empresarial.

Metodologia

O NAGI CE fornece às empresas de TIC apoio à inovação empresarial, pois entendemos que, para garantir a competitividade, as empresas precisam desenvolver diferenciais em seus produtos, serviços, processos e gestão.

O NAGI CE desenvolveu uma metodologia diferenciada e inovadora que utiliza as principais ferramentas para apoiar as empresas a implantarem a gestão da inovação. A metodologia se baseia em quatro pontos:

itic gestaodainovacao1

Treinamento

Tem a finalidade de explanar, de forma prática, os conceitos de inovação e sua importância. Disponibiliza aos seus participantes um Manual de Inovação, elaborado exclusivamente para os participantes do NAGI CE, além de cursos complementares na modalidade EAD e aplicativos que auxiliarão na compreensão prática dos conceitos abordados. A carga horária compreende 32 horas/aulas em 8 dias de treinamento, sendo 4 horas diárias.

Conteúdos

Conceitos de Inovação;
Inteligência Competitiva;
Propriedade Intelectual e Prospecção Tecnológica;
Gestão de ideias, criatividade e aprendizagem;
Planejamento Estratégico da Inovação;
Gestão de portfólio para novos produtos e serviços;
Capacitação de investimentos;
Método Stage and Gates;
Lançamento no mercado;
Marco Legal;
Sistemas de monitoramento e avaliação;
Gestão de inovação como função organizacional e sua sistematização.

Metodologia de ensino aprendizagem

A metodologia utilizada é diferenciada, tendo a finalidade de prover maior participação e entendimento. Os empresários irão participar ativamente com suas experiências. E as explanações dos conteúdos são feitas de forma diferenciada com grande foco em exemplos e cases.
Ao final do treinamento, todos os participantes terão a oportunidade de construir análises de suas empresas acerca da capacidade inovativa.

Diagnóstico

Será utilizado o modelo "Canvas" de negócio, adaptado à inovação, para o desenvolvimento de um novo modelo de negócio para a empresa, com foco na inovação. O intuito é gerar competitividade e retorno financeiro por meio da inovação. Com o "Canvas" o empresário poderá, de forma lúdica e co-participativa, identificar e correlacionar os seguintes aspectos do negócio:

itic gestaodainovacao2

Aliado a questionários, esse modelo de negócio será adaptado para a Inovação, apontando quais as unidades de negócios que a empresa poderá desenvolver ou potencializar.

Plano de inovação

Embasado no modelo de negócios, o plano trará uma visão estratégica de inovação para o futuro da empresa. O processo de inovação será abordado sob as seguintes dimensões:

Projeto

Com o plano de inovação em mãos, o analista responsável pela empresa efetuará o monitoramento das oportunidades que possam atender aos requisitos de inovação da empresa e, de forma programada, acompanhará as metas do plano para a empresa (no caso desta ser associada ao ITIC). Esta etapa será feita em conjunto com técnicos e pesquisadores do ITIC e CTI-NE, que poderão desenvolver parcerias para agregar valor tecnológico aos projetos almejados.

Benefícios para as Empresas

Diferenciais

Quer participar?

Para se beneficiar das vantagens do NAGI CE, basta entrar em contato com o ITIC.